Entrevista com João Caetano (SEI)


No minicurso "Mensuração da Atividade Econômica  o cálculo do PIB baiano", o coordenador das contas regionais da SEI, João Paulo Caetano que pode falar um pouco sobre o que ele achou da XII Semana de economia, lembrando que esse é o seu segundo ano no evento, e pode também deixar um recado para os estudantes de economia.



Entrevista por Ane Alencar, filmagem de Raiane Abreu
 e texto por William Martins.

0 comentários :

Postar um comentário

Entrevista com Rafael Cardoso, Assessor técnico da SEI

Escolher uma profissão, para a grande maioria dos jovens, é uma tarefa difícil! E quando, após superada essa dúvida, se estuda uma ciência que oferece diversos campos de atuação, por qual desses se decidir ? Essa indagação está presente entre os estudantes do curso de Ciências Econômicas e foi pensando sobre essas questões que a equipe de divulgação do blog da XII Semana de Economia da Uesb, entrevistou o jovem catarinense Rafael Cardoso, o qual é formado em Administração, possui mestrado em Economia e trabalha como Assessor Técnico da SEI. 



Na entrevista ao nosso blog, Rafael destaca o quanto foi importante a especialização em Economia.Confiram!








Texto por: Ane Alencar
Entrevista por: Maryanna Nascimento


0 comentários :

Postar um comentário

Quarto dia - Resumo

Pela manhã, Geovane Viana, Coordenador de Economia Solidária da Prefeitura Municipal de Vitoria da Conquista, ministrou o Minicurso sobre "Economia Solidária", onde tratou sobre o conceito desse tipo de economia, as suas especificidades, os projetos desenvolvidos na cidade , a importância da colaboração dos estudantes para o funcionamento dos mesmos junto à Prefeitura e demais órgãos responsáveis. Além de nos conceder uma entrevista.

Quem compareceu no final da tarde na Universidade pôde assistir ao documentário: "Fraude – Explicando a Recessão" e debater sobre, com a Prof.ª Maíra Ferraz (UESB).


Á noite as salas do Módulo Luisão foram ocupadas pelos estudantes que apresentaram seus trabalhos e por um público plural que fora atraído pelos diversos temas abordados. 






Logo mais, tivemos o Encontro Cultural que ocorreu no Auditório 2 do módulo Luisão, onde os estudantes do curso de economia, Nayrla Silva e William Martins, demonstraram todo o seu talento musical cantando sucessos da MPB. E também, o estudante de História, Alex, que nos levou a descontração do reggae e as reflexões do rap.

Um dia muito bacana e que nos deixa desejosos por mais!


Demais fotos deste dia na nossa página no facebook!
                                                                                                                                                         
                                                                                                                                           
                                                                                                                                     Por: Ane Alencar e Willian Martins

0 comentários :

Postar um comentário

Entrevista com a Prof.ª M.e Fernanda Calasans

A Prof.ª M.e Fernanda Calasans (UESB) ministrou o minicurso sobre o Software STATA e nos falou sobre a importância da utilização dessa ferramenta para os profissionais da área de economia. Como já fora dito aqui no blog, este minicurso foi muito esperado pelo público em geral e não há dúvidas do quanto foi proveitoso a todos que dele participaram.










Entrevista por: Willian Martins
Texto por: Ane Alencar


0 comentários :

Postar um comentário

Entrevista com a Profª.Dra.Lérida Povoleri (UFF)

A Prof.ª Dra. Lérida Povoleri da Universidade Federal Fluminense é também tutora do Programa de Educação Tutorial em Economia desta mesma universidade e nos honrou com sua presença na XII Semana de Economia da Uesb.

Após o debate sobre "A Reconstrução da Economia Mundial", a professora Lérida foi entrevistada pela nossa equipe e ao ser questionada sobre a impressão que teve do nosso trabalho nos parabenizou pelo evento e pela participação entusiasmada dos nossos estudantes e demais presentes, enfatizando como admirável a presença da maioria até o término da palestra!

Confira o vídeo em que a discente Kamile Ferreira entrevista nossa convidada, onde além dos elogios prestados à toda organização da Semana e a todos os envolvidos nela, há também uma breve observação sobre a crise mundial.





 Por: Ane Alencar


0 comentários :

Postar um comentário

Conversa com a Prof.ª Telma Andrade da FTC, ex-aluna da casa

Ontem no Minicurso sobre Economia Solidária, ministrado pelo ex-aluno da Uesb e atual Coordenador de Economia Solidária da Prefeitura Municipal de Vitoria da Conquista, Geovane Vianacontamos com a presença da então Prof.ª Telma Andrade (FTC), a qual é também egressa da Universidade.

Achamos interessante entrevistá-la, pois ela já esteve na condição de estudante de Economia e hoje está construindo sua carreira profissional na área e, portanto, acreditamos que ela possa deixar um recado a todos os futuros economistas sobre um dos segmentos da profissão que é a área acadêmica.

Equipe de divulgação:  Prof.ª Telma, antes de mais nada, o que  a senhora está achando do nosso evento?

Professora: Infelizmente, por motivo de trabalho, não estou podendo participar do evento como gostaria. Mas pelo que tenho acompanhado, vejo que está excelente. Várias opções de minicurso, temas relevantes sendo discutidos nas mesas, resultados de pesquisas sendo debatidos e muita organização e comprometimento por parte da Comissão. Além disso, percebo que os alunos estão aproveitando bem a oportunidade para aprender mais sobre Economia, além de colaborar como podem para a realização do evento. Acredito que será uma experiência muito enriquecedora e proveitosa para todos.

Equipe de divulgação: Como egressa do curso de Economia da Uesb e atual professora dessa ciência, e portanto, experiente enquanto estudante e profissional da área, deixe um recado para os nossos futuros economistas.

Professora: Quando comecei  o curso de Economia aqui na UESB, não sabia bem em que área deveria atuar. Já no final, resolvi fazer Mestrado com o objetivo de seguir carreira acadêmica, pois sempre gostei de sala de aula e já trabalhava como professora do ensino médio. O incentivo e a orientação do professor Gildásio foram fundamentais nessa escolha. Digamos que eu era uma aluna meio "perdida", que não conseguia se ver como uma economista profissional. E ele me mostrou que era possível fazer o que gosto sem ter que partir para uma licenciatura. Acredito que as incertezas e até angústias que vivi durante a graduação podem se repetir com muitos alunos, pois trata-se de um campo de estudo muito vasto, que abrange de História a Matemática, e nem sempre os estudantes conseguem ter afinidade com tudo o que veem ao longo do curso. Mas cada um, em determinado momento, acaba se identificando com alguma das várias possibilidades que a Economia oferece, como trabalhos em institutos de pesquisa, prefeituras, setor financeiro, universidades, serviços de consultoria, enfim. O importante é saber qual o seu perfil e fazer o que você gosta. E claro, procurar, de alguma forma, dar um retorno para a sociedade, pois, embora a Economia carregue a imagem de ser uma área que só trata da frieza dos números, gráficos e índices, não podemos nos esquecer de que ela é, na verdade, uma ciência social que tem por objetivo principal contribuir para a prosperidade geral da sociedade. Parafraseando Maria da Conceição Tavares, "A Economia é um instrumento para melhorar socialmente e politicamente uma nação, para torná-la mais justa e igualitária". É, portanto, papel do economista trabalhar para que tal objetivo seja alcançado.
Espero que cada aluno consiga encontrar seu caminho... 


                                                                                                                                      Por: Ane Alencar

0 comentários :

Postar um comentário